Atual Barras!Atualidade junto à notícia!

Esse blog foi criado para levar à população barrense notícias de grande importâncias nas áreas de saúde,educação e segurança.Navegue no blog e mantenha-se informado.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MOMENTO SAÚDE! ATENDENDO A PEDIDOS...

TUDO SOBRE TOXOPLASMOSE (ou Toxiplasmose)
A Toxoplasmose é uma Zoonose causada por um Protozoário que, atingindo o homem, produz uma infecção inaparente ou uma doença de manifestações clínicas as mais diversas e que são muito graves nos individuos imuno-suprimidos, onde o parasita se comporta como um agente oportunista (por exemplo, na AIDS).
O Toxoplasma tem como hospedeiro definitivo o gato e, como hospedeiros intermediários o homem e outros mamíferos. A transmissão se dá :
  • Animal - Homem pela ingestão de carne de carneiro ou porco mal cozida e contendo os cistos ou pela inalação ou ingestão de cistos em decorrência da contaminação do solo por fezes de gato.
  • Homem - Homem pela transmissão através da placenta durante a gravidez e em imunodeprimidos por ativação de infecções latentes.
Quando suspeitar?
Quando ocorrer febre prolongada, aumento de gânglios, manchas vermelhas na pele.
Na maioria dos casos a infecção é assintomática. O diagnóstico é feito pelo quadro clínico sugestivo e provas laboratoriais. O tratamento é feito com Quimioterápicos e indicado nas formas mais graves com comprometimento neurológico, cardíaco, ocular e na Toxoplasmose congênita. Nos outros casos, a cura é espontânea e não existe risco.
Toxiplasmose
            A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A transmissão se dá por contato com animais domésticos - principalmente gatos - ou por suas fezes.
            As fezes dos gatos podem conter cistos (formas resistentes) do parasita, que são disseminados por animais, como moscas e baratas. O homem adquire a doença quando ingere diretamente o cisto ou carne mal cozida que o contenha.
            Os sintomas da doença são, na maioria das vezes, muito semelhantes aos de várias outras doenças: mal-estar, febre, dores de cabeça e musculares, prostração e febre que pode durar semanas ou meses. Após alguns dias há também aumento dos gânglios linfáticos em todo o corpo.
            Normalmente, a doença evolui de forma benigna e desaparece sem deixar seqüelas no organismo. Às vezes, porém, pode causar lesões oculares, com perda parcial ou quase total da visão. Daí sua gravidade. Em mulheres grávidas, o protozoário pode atingir o feto, provocando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário