De acordo com pesquisas as infecções mais comuns no meio hospitalar são as Infecções Urinárias, Infecções Cirúrgicas, Infecções Respiratórias e as Sepses (Infecções presentes no sangue). As infecções pode, parecer simples mais se agravam com o passar dos dias, por tanto quanto antes o seu tratamento mais rápido o combate dela.
Os seguintes grupos de pessoas estão sob o maior risco de infecções, independentemente de hospitalares ou comunitárias:
- Pessoas nos extremos das faixas etárias, ou seja, recém nascidos e idosos. Os recém nascidos por sua imunidade ainda não completamente desenvolvida e os idosos em função de que os diversos sistemas do organismo aos poucos vão reduzindo sua perfeita capacidade funcional.
- Pessoas com determinados tipos de doenças, como Diabéticos, Leucêmicos, pessoas com Câncer.
- Pessoas sob "Stress".
- Pessoas desnutridas.
- Pessoas obesas, dentre outras.
Essas pessoas estão abertas à infecção pelo fato de seu organismo não está funcionando de forma adequada, ou seja suas barreiras naturais de defesa não estão aptas para a proteção. Daí a facilidade de contrair a infecção.
- Os riscos de infecções podem ser diminuídos através dos cuidados de higiene física e mental;
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Manutenção de boa higiene corporal;
- Realizar a escovação de dentes depois das refeições e antes de dormir;
- Manter roupas limpa;
- Evitar permanecer em ambientes hospitalares por muito tempo.
As infecções podem ser transmitidas dependendo da reação do organismo, podem ser transmitidas pelo grau de agressividade do microorganismo; modo de transmissão da doença(forma do microorganismo entrar no organismo humano) são por contato, transmissão pelo ar, transmissão por vetores e por fonte comum.
A transmissão por fonte comum é quando diversos pacientes se submetem ao mesmo tipo de tratamento ou a alimentos contaminados (salada de maionese contaminada por exemplo) diz-se que a transmissão da infecção ocorre por uma fonte comum do mesmo microorganismo e ou suas toxinas.
As infecções podem ser evitadas ou diminuir sua proliferação, fazendo a limpeza correta do ambiente hospitalar, esterilizando materiais e roupas de cama e banho.
Pessoal desqualificado compromete o cumprimento das ações preventivas e desacredita o sistema de saúde.


Sem comentários:
Enviar um comentário