Atual Barras!Atualidade junto à notícia!

Esse blog foi criado para levar à população barrense notícias de grande importâncias nas áreas de saúde,educação e segurança.Navegue no blog e mantenha-se informado.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

NASCE UMA NOVA ESPERANÇA EM BARRAS,EM RELAÇÃO À SEGURANÇA.

Barras esta perto de realizar um sonho: voltar a ser aquela cidade tranquila.
Na entrevista com o mais novo delegado da cidade de Barras, Dr. Humberto Macola, discuti alguns pontos e fiz perguntas que era de suma importância à população, e que para de uma forma esclarecedora tiremos algumas de suas dúvidas.
Sabemos que delegar envolve a designação, por uma pessoa a outra, de uma tarefa ou projeto específico e  o compromisso daquela que recebeu a incumbência de concluir a tarefa ou projeto. E é isso que Dr.Humberto quer repassar, quer mostrar sua competência no que diz respeito a nossa segurança.
Preocupado com isso, Dr.Humberto tem como solução, em primeiro lugar, o aumento do patrulhamento de polícia, tanto ostensivo como civil, para que os resultados possam vir a ser positivos.
Ele também ressalva que apesar de não ter uma equipe preparada para combater a criminalidade é muito bom contar com os que ainda continuam a servir nossa cidade. E que juntos poderão diminuir ao máximo a violência, a comercialização de drogas, os furtos dentre outros crimes.
Dr.Humberto finaliza nossa entrevista com a seguinte consideração:
"Espero a colaboração e paciência de todos. E que na medida do possível, mesmo com poucos recursos, vou fazer o que estiver ao meu alcance."
E nós do Atual Barras só temos de agradecer a oportunidade dada e que estaremos abertos para outras matérias que seja de importância pública.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ATENÇÃO VESTIBULANDOS!!!!!

Você vestibulando merece algumas dicas para que possa fazer o Vestibular de forma tranqüila. E foi pensando em você que o nosso Blog produziu algumas dicas. Veja:
*Procure criar um cronograma de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares. Sugere-se que se estude o máximo de horas possível diariamente. Logicamente, este número de horas varia de pessoa para pessoa, assim como o melhor horário de estudo. Entretanto, sabe-se que pela manhã o organismo está mais descansado, de tal forma que a assimilação do conteúdo pode ocorrer de melhor maneira. 

* Um erro comumente comido pelos vestibulandos é deixar de lado aquela matéria na qual se tem mais dificuldade ou que se menos gosta. Esta deveria ser a matéria a qual você mais deveria se dedicar. Hoje os vestibulares exigem que se seja bom em tudo, e melhor ainda nos conteúdos específicos. Não permaneça com dúvidas, pois elas podem aparecer na prova.
*Mantenha-se informado lendo revistas, jornais diários ou qualquer outra fonte de informação. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares. Além disso, a leitura aumenta o vocabulário, favorecendo na elaboração da redação, que normalmente apresenta peso significativo nos vestibulares.
Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Embora seja comum se pensar que a prática de atividades físicas são perda de tempo, estas atividades ajudam a liberar substâncias químicas que auxiliarão nos estudos, além de provocarem sensação de bem-estar. E para finalizar, durma bem, pois o momento de descanso é importantíssimo no processo de aprendizado. Estudantes que não respeitam os limites do cérebro podem sofrer fadigas mentais e perder a concentração na reta final da maratona do vestibular. Sendo assim, intercale 15 minutos de uma atividade qualquer a cada 50 minutos de estudo. 
 A melhor dica durante a resolução da prova é, naturalmente, fazer primeiro as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente sem muita conta ou muito o que pensar. Evite perder tempo com questões que você julga difícil.
Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.


     Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
Boa Sorte!

sábado, 27 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA!DENUNCIE!

Se você sofre ou se conhece caso de alguém que esteja sofrendo algum tipo de violência,seja ela doméstica, abuso sexual infantil, trabalho infantil, exploração de menores, entre em contato com as autoridades competentes: Delegacia de Polícia Civil- 3242-1667 ou 3242-2300 ou procure o Conselho Tutelar da cidade de Barras.
Mas jamais se cale diante de uma situação dessas. DENUNCIE!

EDUCAÇÃO!

Sabemos que o ensino da rede pública não é tão eficaz como o da rede privada, mas em relação ao que era antes as escolas públicas já mudaram positivamente.
Muito já foi feito para o avanço desse ensino e está havendo resultados. Podemos ver isso refletido nos vestibulares, onde já se tem um grande número de alunos aprovados em cursos aos quais como se dizia "Só os alunos que estudam em rede particular passariam".
Espera-se que o ensino da rede pública melhore ainda mais e que tenhamos grandes evoluções a cada dia.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MOMENTO SAÚDE! ATENDENDO A PEDIDOS...

TUDO SOBRE TOXOPLASMOSE (ou Toxiplasmose)
A Toxoplasmose é uma Zoonose causada por um Protozoário que, atingindo o homem, produz uma infecção inaparente ou uma doença de manifestações clínicas as mais diversas e que são muito graves nos individuos imuno-suprimidos, onde o parasita se comporta como um agente oportunista (por exemplo, na AIDS).
O Toxoplasma tem como hospedeiro definitivo o gato e, como hospedeiros intermediários o homem e outros mamíferos. A transmissão se dá :
  • Animal - Homem pela ingestão de carne de carneiro ou porco mal cozida e contendo os cistos ou pela inalação ou ingestão de cistos em decorrência da contaminação do solo por fezes de gato.
  • Homem - Homem pela transmissão através da placenta durante a gravidez e em imunodeprimidos por ativação de infecções latentes.
Quando suspeitar?
Quando ocorrer febre prolongada, aumento de gânglios, manchas vermelhas na pele.
Na maioria dos casos a infecção é assintomática. O diagnóstico é feito pelo quadro clínico sugestivo e provas laboratoriais. O tratamento é feito com Quimioterápicos e indicado nas formas mais graves com comprometimento neurológico, cardíaco, ocular e na Toxoplasmose congênita. Nos outros casos, a cura é espontânea e não existe risco.
Toxiplasmose
            A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A transmissão se dá por contato com animais domésticos - principalmente gatos - ou por suas fezes.
            As fezes dos gatos podem conter cistos (formas resistentes) do parasita, que são disseminados por animais, como moscas e baratas. O homem adquire a doença quando ingere diretamente o cisto ou carne mal cozida que o contenha.
            Os sintomas da doença são, na maioria das vezes, muito semelhantes aos de várias outras doenças: mal-estar, febre, dores de cabeça e musculares, prostração e febre que pode durar semanas ou meses. Após alguns dias há também aumento dos gânglios linfáticos em todo o corpo.
            Normalmente, a doença evolui de forma benigna e desaparece sem deixar seqüelas no organismo. Às vezes, porém, pode causar lesões oculares, com perda parcial ou quase total da visão. Daí sua gravidade. Em mulheres grávidas, o protozoário pode atingir o feto, provocando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.

HORA SAÚDE!

HANSENÍASE.
O que é?

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação, como a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame dos familiares do doente de hanseníase.

A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio-econômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos.

Manifestações clínicas

As formas de manifestação da hanseníase dependem da resposta imune do hospedeiro ao bacilo causador da doença. Esta resposta pode ser verificada através do teste de Mitsuda, que não dá o diagnóstico da doença, apenas avalia a resistência do indivíduo ao bacilo. Um resultado positivo significa boa defesa, um resultado negativo, ausência de defesa e um resultado duvidoso, defesa intermediária. Temos então, as seguintes formas clínicas da doença:

Hanseníase indeterminada: forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos e para as outras formas da doença em cerca de 25% dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.
Hanseníase tuberculóide: forma mais benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
Hanseníase borderline (ou dimorfa): forma intermediária que é resultado de uma imunidade também intermediária. O número de lesões é maior, formando manchas que podem atingir grandes áreas da pele, envolvendo partes da pele sadia. O acometimento dos nervos é mais extenso.
Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos). Órgãos internos também são acometidos pela doença.


A hanseníase pode apresentar períodos de alterações imunes, os estados reacionais. Na hanseníase borderline, as lesões tornam-se avermelhadas e os nervos inflamados e doloridos. Na forma virchowiana, surge o eritema nodoso hansênico: lesões nodulares, endurecidas e dolorosas nas pernas, braços e face, que se acompanham de febre, mal-estar, queda do estado geral e inflamação de órgãos internos. Estas reações podem ocorrer mesmo em pacientes que já terminaram o tratamento, o que não significa que a doença não foi curada.

Tratamento

A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.

A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença: 6 meses para as formas mais brandas e 12 meses para as formas mais graves.

SEGURANÇA BARRENSE É DUVIDA.

Os barrenses ainda andam se perguntando quando terão paz novamente na cidade,que antigamente era tranquila.Nos dias de hoje muitos, sofrem até por não por uma roupa estendida em seus varais que quando voltam para apanhar já não tem roupa alguma.
Esperamos que essa situação mude agora, a população já está cansada!

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!

O festejo de nossa terrinha terá início agora no dia 28 e se encerrará no dia 08/12/2010,e contará com grandes novidades.
O prefeito de Barras,Francisco Marques já anunciou que será um festejo diferente.
A cidade de Barras que é famosa por ter o melhor carnaval do Estado, também fará do festejo nesse ano o melhor de todos os tempos.Esse ano Frango Gil Produções trará para o Parque de Vaqueijada  Antonio Chumbinho a Banda do momento: Aviões do Forró,com participação especial da Banda Circuito Musical(06/12) para aqueles que adoram o forró das antigas.E ainda Desejo de Menina e Tony Guerra e  Forró Sacode(07/12).Também não podemos esquecer que para abrir os festejos, o Barras Club traz pela 1ª vez Mala sem Alça com participação especial da Banda Moleca sem Vergonha no dia 28/11.Venha a Barras,participe de nossos festejos,e lembre-se "SE BEBER NÃO DIRIJA".

EM BREVE ENTREVISTA COM DELEGADO DR.HUMBERTO MACOLA.

Secretaria Municipal de Saúde e Comunidade, juntos contra a violência!

A Secretaria Municipal e Saúde junto à Prefeitura Municipal de Barras,promoveu no dia 24/11/2010 no Auditório Lindolfo Uchôa o I Seminário Municipal de Combate às Violências, Acidentes de Trânsito e Promoção da Cultura da Paz.O Seminário abordou os tipos mais comuns de violência que vivenciamos hoje e que em nossa cidade infelizmente vem ocorrendo.
O seminário que teve a coordenação das Enfermeiras Layanna Correia e Marcela, contou com a presença do Excelentíssimo Prefeito de Barras,Sr. Francisco Marques, da Delegada da Mulher Dra.Vilma,de nosso mais novo Delegado Dr.Humberto Macola, do Cap. da Polícia Militar Claúdio Pessoa, de nosso Conselheiro Tutelar Lucio Flavio,Dr. Afonso Ligório, eles que nos trouxeram temas e nos mostraram um pouco de como é possível evitarmos a violência,mesmo aquela que achamos que é de pequena importância.
As coordenadoras e sua equipe estão de parabéns, pois o seminário teve uma repercussão digna de comentários positivos, pois teve a participação da comunidade que esclareceu dúvidas que muitos deles que ali se encontravam tinha.